Nossos Serviços

Depositphotos_10709385_original_03

As técnicas não destrutivas utilizadas pela RCA Hydrotech são as seguintes:

geofones2 (1)1 - Testes com Geofones eletrônicos permitem localizar os vazamentos invisíveis pelo ruído e as vibrações causadas pelos mesmos. A técnica é parecida com o ultra-som na medicina. É um método super eficiente e econômico para localização de vazamentos invisíveis. O Log 1 A da Wagamet (fabricação suíça) é um dos equipamentos mais sensíveis no mercado. Porém este método tem algumas limitações: pressão hidráulica muito baixa ou excesso de ruídos ambientais podem complicar o êxito da busca. Existem empresas que injetam ar comprimido na tubulação para driblar o problema da baixa pressão. Este "drible" pode dar certo, mas existe o perigo de danificar a tubulação se a injeção de ar for realizada de uma forma descontrolada ou violenta. A nossa preferência neste tipo de situação é trabalhar com a injeção de um gás rastreador que é realizada com uma pressão bem suave e segura (veja próximo capítulo).

Ortomat52 - A Detecção química com gás rastreador é aplicada em situações com excesso de ruídos ambientais ou pressão hidráulica muito baixa, que impedem a utilização dos métodos de detecção por escuta. O método consiste na introdução de um gás rastreador (mistura não tóxica, não inflamável, insolúvel na água e mais leve que o ar). Através de um equipamento de detecção altamente sensível ao gás, é possível detectar a presença dos pontos de escapamento. Este método é um pouco mais trabalhoso do que a técnica por escuta, por que há necessidade de drenar o tubo com suspeita de vazamento antes da injeção do gás, e também há um custo adicional do gás rastreador. Mas o método dá ótimos resultados mesmo com muito barulho e baixa pressão. Como o componente ativo no gás utilizado possui uma massa molecular muito baixa e uma velocidade molecular muito alta, ele consegue passar até por alvenaria, pisos de concreto e outros materiais. Este método é aplicável em todos os tipos de tubos pressurizados (água fria, água quente, gás,) e em tubos de piscinas (retornos, aspirador, skimmer, ralo de fundo). Com a utilização de obturadores pneumáticos, este método também funciona em tubos não pressurizados (tubos de esgoto, água pluvial).

teste_hidrostatico3 - O Teste hidrostático é um teste rápido e barato para determinar se um tubo está com vazamento ou não e para entender a intensidade do vazamento. Quando têm mais do que um tubo com suspeita de vazamento, este método serve para identificar qual deles está vazando. O método consiste na introdução de ar comprimido na tubulação suspeita e, após a tubulação estar pressurizada, analisamos através de um manômetro se existe perda de pressão ou não, caso seja confirmado perda de pressão, existe vazamento neste trecho. Com esta técnica podemos analisar qual o tamanho / proporção deste vazamento.

teste_corante4 - O teste de infiltração com corante especial consiste na introdução de um corante especial em tubos não pressurizados e/ou pontos de descargas de água pluvial e esgoto. A RCA Hydrotech está trabalhando com um corante que é inconfundível (efeito fluorescente quando exposto a luz ultravioleta), que não mancha, que é solúvel na água, que não é tóxico, que rende muito e que não prejudica o meio ambiente nas concentrações por nós aplicadas. A solução do corante na água, mesmo em baixíssimas concentrações, é rastreável com a utilização de uma lâmpada ultravioleta (luz negra). Este método é de grande eficiência, mesmo quando a situação é das mais desfavoráveis, ou seja, quando a tubulação é embutida dentro ou entre lajes duplas, o corante tem propriedades de se infiltrar pelas estruturas e lajes, que mesmo após ser filtrado, o líquido derivado pode ser analisado e caso seja proveniente do vazamento é possível identificar vestígios do corante.

5 - Método de endoscopia: Este método é ideal para a detecção de vazamentos em tubos de esgoto ou de águas pluviais (tubos não pressurizados) aonde a técnica por escuta não funciona. Este método não destrutivo de inspeção consiste na filmagem do interior do tubo com uma microcâmera. A filmagem digital pode ser gravada e entregue ao cliente em formato MPEG ou AVI em um CD. Veja aqui um exemplo da nitidez da imagem destas câmeras e das surpresas que podem ser encontradas com este tipo de inspeção. O diâmetro mínimo da tubulação deve ser 40 mm (ou seja 1 ½ Polegadas) para a utilização desta técnica

localizacao29 - Localização de tubos enterrados ou embutidos: Para agilizar uma busca de vazamento, é muito útil saber o local exato por onde passam os tubos. Como nem sempre existe um projeto hidráulico, nós adquirimos equipamentos especializados para localizar tubos subterrâneos. Este aparelho eletrônico transforma uma tubulação de metal em uma antena de transmissão subterrânea. Através de uma conexão direta ou através de uma antena de dispersão, um sinal de rádio de uma predeterminada freqüência é "injetado" na tubulação. Este sinal é transportado através do tubo e pode ser registrado na superfície com o receptor R20 até uma distância de 500m do ponto de injeção do sinal.

correlacionador_0111 - Correlacionadores de ruídos são equipamentos que funcionam com dois sensores de geofone que transmitem simultaneamente, via rádio, os ruídos dos vazamentos da tubulação para um receptor que é ligado a um notebook. O correlacionador LOG3000 é uma ferramenta complementar do sistema de Datalogger Ortomat, cujo resultado é uma pré-localização dos vazamentos. A tecnologia atual nos permite ler sinais diretamente no receptor através da placa de som. O software do LOG3000 indica instantaneamente o local exato do vazamento, em referência ao local dos sensores com uma precisão centimétrica. Esta técnica oferece muito mais agilidade e precisão do que o tradicional geofonamento.

teste_negativa6 - Teste de pressão negativa para o mapeamento de micro-fissuras na estrutura de piscinas e também em cisternas. Vazamentos em piscinas e em cisternas têm a característica de apresentar uma pressão hidráulica negativa (estão puxando finíssimos fluxos de água). A RCA Hydrotech possui uma técnica para visualizar estas áreas de pressão negativa abaixo da água, por um mergulhador, com a piscina cheia. Esta técnica também serve para testar as tubulações da piscina. Se tiver micro-sucção na boca de uma tubulação, fica comprovado que há um vazamento naquele tubo.

diagnostico7 - Diagnóstico hidráulico geral: O método começa pela análise do histórico do consumo do cliente pelas contas de água. Em seguida identificamos a porcentagem acima da média de consumo, e qual seria o consumo adequado para a edificação. Após este procedimento executamos testes simples para confirmar a suspeita de vazamentos no trecho do hidrômetro que alimenta a cisterna, testes na cisterna e no reservatório superior (análise de rebaixamento de nível eu perda de água), testes nas válvulas ou caixas de descarga, inspeção visual nas conexões e torneiras e aferição de pressão (verificação do funcionamento correto das válvulas redutoras de pressão se houver).

IMG_06528 - Termografia: está é a última inovação no repertório tecnologico da RCA Hydrotech. Ela é muito útil no diagnóstico de infiltrações e na localização de tubos de PVC dentro de paredes e pisos. Basta encher a tubulação com água mais gelada ou com água bem mais quente do que a temperatura do ambiente e a imagem termica mostrará o percurso exato deste tubo, e até mesmo o vazamento, se tiver. Esta ferramenta é extremamente útil também para identificar fios elétricos sobrecarregados (superaquecidos) dentro de paredes e pisos que apresentam um grande perigo de incêndio.

1monitoramento0 - Utilização de Dataloggers para monitoramento permanente de redes de abastecimento. O nosso SISTEMA ORTOMAT é um conjunto de sensores acústicos, iguais àqueles do Geofone LOG1, que estão instalados para o monitoramento permanente de redes hidráulicas de médio e grande porte. Estes sensores são programados para escutar permanentemente ruídos de vazamentos e armazenam os resultados da medição por até 40 dias. A leitura dos sensores é realizada via rádio. Na foto ao lado um trecho de 3,3 quilômetros de uma adutora municipal que está sendo monitorada por sensores do sistema Ortomat. Uma vez identificado um trecho suspeito, é realizada a localização de precisão com um geofone ou com correlacionador de ruídos. A nossa matriz na Suíça possui a patente internacional deste sistema.

Quanto custa e como contratar os serviços da RCA Hydrotech?

1_03

O valor do serviço é variável e depende dos seguintes fatores:

  • técnica e tipo de equipamentos utilizados
  • quantidade e tipo de materiais (gás rastreador, corantes etc.)  utilizados
  • tempo da busca
  • distância até o local da busca
  • facilidade de acesso (vaga de estacionamento / elevador)

Geralmente a disponibilidade de um projeto hidráulico atualizado, com a posição exata dos tubos ou a presença de uma pessoa com bom conhecimento do percurso dos encanamentos, agiliza a localização do vazamento e conseqüentemente o preço da busca fica menor.

O nosso procedimento normal, é de executar uma visita técnica inicial para melhor conhecer as instalações, trechos, diâmetro, pontos de possíveis conexões, medição de pressão, visualização e conferência de projeto de hidráulica, etc.

Esta visita técnica inicial tem um custo, já que existe um deslocamento e é elaborado um relatório técnico desta visita, assinado pelo técnico responsável. O relatório da visita inclui uma proposta técnica personalizada e um orçamento com o método de busca mais indicado para cada situação, sem muita estimava ou exageros, que acontecem quando da não visualização do local e do problema. Caso seja fechado o serviço conosco, a execução do mesmo será agendada na hora e o custo da visita inicial será descontado do valor total da proposta. Na ocasião  da visita técnica inicial cobramos uma taxa cujo valor depende do bairro e varia entre R$ 130,00 (Barra da Tijuca) até R$ 290,00 (Niterói). Esta taxa da visita inicial é descontável do valor total dos ensaios, caso a nossa empresa é contratada. Em algumas situações padrão, como inspecão de vazamento em piscinas ou diagnóstico de consumo elevado, o valor exato do serviço é fixo e poderá ser informado por telefone, sem necessidade de uma visita técnica inicial. Já no caso de diagnósticos de infiltrações, que são os trabalhos mais complexos e imprevisíveis, uma visita técnica inicial é indispensavel.

Informamos que a nossa empresa somente realiza a detecção dos vazamentos ou infiltrações. A nossa empresa não faz nenhum tipo de obras corretivas. O nosso produto final é um relatório técnico que indica o local o dos vazamentos e fornece recomedações como sanar os problemas. Na conclusão da detecção será emitido um relatório (manual ou por e-mail) com o resultado e a conclusão da busca, assinado pelo técnico responsável da busca. Caso solicitado, nós também emitimos laudos técnicos mais amplos e ilustrados com fotos digitais, cuja confecção será cobrada a parte.

Da Garantia dos serviços: No caso de um diagnóstico equivocado devido á falha técnica ou falha humana da RCA Hydrotech, e quando este equivoco é contestado imediatamente (dentro de 10 dias após a entrega do nosso diagnóstico), nós devolvemos os honorários cobrados ou repetimos o serviço sem cobrar novamente. Em situações não ideais, por exemplo na ausência de um projeto hidráulico atualizado, não podemos dar nenhuma garantia, e o risco e ônus de uma busca inconclusiva ou equivocada fica por conta da contratante.

A RCA Hydrotech atende a região metropolitana do Rio de Janeiro, e esporadicamete, quando o cliente precisar, prestamos serviços de diagnósticos também fora do estado do Rio de Janeiro.