Individualização de hidrômetros

aquariusAgora no Rio de Janeiro já virou lei também: Todos os condomínios novos são obrigados a ter sistemas de medição individual de consumo de água de cada unidade autônoma, podendo ser apartamentos em condomínios residenciais ou salas e lojas em prédios comerciais. Acabou a injustiça do rateio geral que obrigou alguns que gastam pouca água a pagar pelo consumo exagerado de outros.

Com um sistema de medição individual cada um paga o que usa, conforme já é o caso há muito tempo no uso de energia elétrica, no telefone e no gás.

Apesar do fato desta nova lei no RJ valer somente para condomínios novos, muitos condomínios existentes também resolveram instalar um sistema de medição individual, porque isto traz vários benefícios.

Mais economia com mais ecologia

Conforme matérias publicadas nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo, os condomínios que adotam a medição individual de água conseguem uma economia na conta de água de 40 a 50%. Além disto, o condomínio também economiza na conta de energia elétrica e na manutenção das instalações hidráulicas, porque as bombas vão trabalhar bem menos. O bonito deste sistema de medição individual é que além de ser um bom negócio, isto é muito bom também para o meio ambiente.

Menos inadimplência no condomínio e valorização para o imóvel

Com a economia de água, e graças ao sistema de medição individual, a taxa condominial fica mais barata. Isto pode reduzir a inadimplência entre os condôminos e valorizar o imóvel. Obviamente vender ou alugar um imóvel fica bem mais fácil com uma taxa de condomínio mais em conta.

Instalação é viável em condomínios novos e antigos

A situação ideal para instalar um sistema de medição individual é em prédios novos, onde os apartamentos possuem uma única entrada de água, que já é preparada para receber um medidor individual. Neste caso a instalação é realizada em menos de uma hora. Em prédios mais antigos a individualização da conta de água também é possível. É um pouco mais trabalhosa e o investimento é um pouco maior, mas mesmo assim, vale a pena.

Segundo o método tradicional na construção civil, em prédios mais antigos todos os apartamentos são abastecidos por várias colunas de água (prumadas). Próximo a estas colunas de água normalmente existe registros gerais na parede que permitem abrir e fechar o fluxo de água em um ambiente (banheiro social, banheiro suíte, banheiro empregada, área de serviço, aquecedor, cozinha). Para poder medir o consumo total de cada apartamento existe duas possibilidades:

1) Modificar a instalação hidráulica existente de cada apartamento centralizando a entrada de água

A vantagem disto é que haverá necessidade de apenas um medidor em cada apartamento e que, no caso de uma inadimplência, o fornecimento pode ser cortado com facilidade apenas no apartamento inadimplente, sem afetar o fornecimento dos outros. Mas para centralizar a entrada de água em apartamentos existentes a obra é bem ampla. Além de ser mais onerosa ela é muito inconveniente para os condôminos. Em apartamentos já habitados uma obra desta fica quase inviável.

2) Aproveitar a rede hidráulica existente e fazer apenas uma mini-obra para instalar um sistema descentralizado com telemedição via rádio.

Nesta opção há um investimento um pouco maior em aparelhos, porque é necessário instalar mais de um medidor, mas o custo da obra para realizar a instalação do sistema e o transtorno é infinitamente menor. O fato dos medidores do sistema serem dentro do apartamento também não vai incomodar, pois a leitura é realizada remota, via rádio, de fora dos apartamentos ou até mesmo de fora do prédio.

Para instalar o equipamento, a intervenção é simples e rápida, o sistema não precisa de fios nem cabos para funcionar.

Quanto custa este sistema?

O custo da instalação deste sistema depende dos seguintes fatores:

Número de entradas de água:
Quanto mais entradas de água um apartamento possui, tanto mais pontos de medição do sistema são necessários e tanto maior fica o investimento

Tipo de descarga nos banheiros:
Vasos sanitários com caixas acopladas são o ideal. Válvulas de descargas na parede oneram a instalação, porque são alimentados por tubos mais grossos, que precisam também de medidores maiores e que são mais caros

Material da tubulação:
O ideal são tubos de PVC. Uma tubulação antiga de ferro com corrosão pode inviabilizar a instalação do sistema.

Facilidade do acesso à tubulação:
O que agiliza muito a instalação é quando as colunas de água e os registros encontram-se dentro de um shaft com uma tampa, ou com uma parede falsa de fácil remoção. Quando a tubulação está embutida na alvenaria, encoberta de azulejos, a instalação é mais trabalhosa e conseqüentemente um pouco mais onerosa.

Na maioria dos casos, as despesas relacionadas à instalação de um sistema de cobrança individual se pagam em menos de dois anos, pela economia de água.


 

Como faço para receber um orçamento para o meu condomínio? (Clique aqui para baixar o nosso questionário e retorná-lo preenchido)


filtro

Este sistema vai prejudicar a estética do meu apartamento?

Não, o impacto vai ser nulo ou muito pequeno.

Em prédios novos, com entrada única de água, não vai ter nenhum efeito.

Em prédios mais antigos, em algumas situações onde as colunas são embutidas na parede, pode ter um impacto pequeno. Para minimizar o mesmo oferecemos uma canopla para os medidores não ficarem aparentes. Nem todo mundo gosta destas canoplas, mas nós acreditamos que este pequeno sacrifício na estética é altamente benéfico ao meio ambiente.

hidro_rcaOs medidores utilizados pela RCA Hydrotech são modelos especiais para instalação em prédios.

Eles são fabricados no Brasil, segundo uma patente européia e possuem homologação do Inmetro. Eles ocupam um espaço muito menor do que os modelos de outros fabricantes e, conseqüentemente, o estrago na instalação de um equipamento de um outro fabricante é muito maior.


 

Como funciona a leitura destes medidores?hidro

 

 

 

Além de medidores econômicos, cuja leitura é realizada de forma manual com prancheta e caneta, nós oferecemos um outro tipo de medidor com leitura remota via rádio. Um pequeno transmissor que fica acoplado no medidor, cuja fonte de energia tem uma vida útil de 15 anos, transmite a informação do consumo via rádio para um computador portátil de um funcionário da RCA Hydrotech. O equipamento faz a leitura de maneira precisa e absolutamente confiável, evitando assim possíveis falhas humanas.

Em seguida as informações de consumo são descarregadas do computador portátil para o servidor da RCA Hydrotech, onde são confeccionadas planilhas em formato Windows, que são enviadas para a administração do condomínio. Conforme a preferência de cada cliente, nesta planilha, além do consumo em litros por cada apartamento, já pode ser incluído também o valor em Reais, segundo a tarifa vigente da concessionária de água.


 

Quais outros benefícios têm este sistema de tele medição?

Além de informar os dados do consumo, o sistema de telemedição também transmite diversos alarmes, por exemplo, se existem sinais de vazamentos ou sinais de tentativas de fraude.

O contrato de manutenção com a RCA Hydrotech, também dá direito a usufruir dos serviços de uma equipe altamente experiente em detecção de vazamentos não destrutiva, com a tecnologia mais avançada do mercado para diagnosticar e sanar qualquer problema de vazamento.